Nota de repúdio pela agressão sofrida por profissionais da NSC TV em praia de Florianópolis

Caso aconteceu com profissionais de afiliada da Rede Globo em SC

Dois profissionais da NSC TV (afiliada da Rede Globo em Santa Catarina) – uma repórter e um cinegrafista – foram agredidos em uma praia de Florianópolis, enquanto registravam imagens de desrespeito ao decreto municipal da cidade, que estipula regras como a não permanência em praias, a fim de evitar a disseminação do coronavírus.

Publicidade

Nas imagens, captadas pela própria equipe da NSC, um homem inicia os insultos e em seguida toma o celular da jornalista à força. Outras pessoas apoiaram a atitude do homem e também ameaçaram a equipe da TV.

A Federação Nacional das Empresas de Rádio e Televisão (Fenaert) reforça seu total repúdio à ataques contra a liberdade de imprensa e expressão jornalística, sendo contra a qualquer tipo de violência física ou verbal. Agredir um profissional da comunicação, durante o exercício pleno de sua profissão, é ferir a democracia e o direito da sociedade em se informar. Não é aceitável que o trabalho desses profissionais seja interrompido pelo fato de estarem noticiando fatos.

A entidade destaca a gravidade da discriminação contra as equipes jornalísticas, o que afeta diretamente na divulgação de informações relevantes à população. “Esperamos que este lamentável acontecimento seja apurado com a máxima brevidade possível pelas autoridades competentes e que casos como esse não se repitam mais”, afirma o presidente da Fenaert, Guliver Leão.

Publicidade